12 de novembro de 2017

Pão de Queijo Tradicional

Oi gente!!
Uma receita deliciosa de Pão de Queijo caseirinho pra vocês!!
 

A medida do copo é copo americano tá bom?
Se for outro copo use o mesmo para todos os ingredientes.
Ingredientes:
  • 4 copos de polvilho azedo
  • 1 copo de leite integral
  • 1 copo de água
  • 3/4 de copo de óleo (qualquer um, uso girassol)
  • 1 colher de chá de sal (o sal também vai depender do sal do queijo, se quiser “asse” um pedacinho pequeno na frigideira só pra provar o sal)
  • 5 a 7 ovos, depende o tamanho deles
  • 2 copos de queijo meia cura ralado (em Primavera tem na Frutaria da Raquel)

Modo de fazer:

Ferver a água, leite, óleo e o sal, e escaldar o polvilho.
Mexer e deixar esfriar completamente, essa parte é super importante viu? (coloco em uma travessa para agilizar o processo).
Misturar o queijo e colocar os ovos um a um até dar o ponto de enrolar. Peça pra alguém ir colocando os ovos enquanto você mistura.
Fica uma massa tipo massinha de modelar tá bom? Brilhosa e não muito dura!
Asse em forno 200° até dourar (quando ele doura por baixo eu ligo o grill cinco minutinhos e está pronto).
Aí é só passar aquele café delicioso e reunir a família em volta da mesa!
Pode congelar a massa crua já enroladinha e assar congelada mesmo.

Beijinhos!!

Vaquinha Atolada Express

Oi gente!!
Essa é mais uma daquelas receitas que surgiram das coisas que eu tinha na geladeira e freezer, mas como ficou mega maravilhosa, eu não vou deixar de compartilhar com vocês!
 


Aqui temos costume de fazer muito churrasco, não só de fim de semana ou datas comemorativas... E sabendo que sempre aproveitamos carne para fazer carreteiro, Caio já assa a mais de propósito. Então, a reservinha no freezer é garantida. Aí na última vez ele congelou até a mandioca que sobrou! e não é que rendeu uma receita incrível além do tradicional carreteiro?
“Mas Paulinha não sou a louca do congelador, posso fazer com tudo cru?” Claro que pode!
Vai mudar pouca coisa, frita a carne e capricha nos temperos! Essa dai eu só coloquei sal porque carne de churrasco já é bem saborosa... E obviamente o tempo de cozimento da mandioca será bem maior.

Vai lá a receita do meu:
Refoguei a carne de churrasco com cebola e alho, como era picanha e já tinha gordura, eu nem coloquei nada pra refogar.
Depois acrescentei um tomate picado.
Eu tinha na geladeira legumes picadinhos e cozidos no vapor: chuchu, abobrinha, cenoura e couve. Como eles estavam meio firmes coloquei junto antes de fechar a panela!
Água, sal e fechei na pressão por 20 minutos.
Depois, acrescentei a mandioca cozida e fervi por mais uns cinco minutinhos.
É só! Ficou divino!!! A próxima vez que sobrar carne e mandioca você lembra dessa receita, e congelador pra que te quero!!
Beijos 

Strogonoff de Carne Moída

Um belo dia eu tinha TUDO para fazer Strogonoff menos o filé
Aí que aquela carne moída na geladeira me fez pensar: Por quê não?
E genteeeem, ficou uma delícia!!!
 


Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de manteiga e 1 pouco de azeite
  • 500 g de carne moída (uso patinho)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 dedos de um copo americano de conhaque
  • 2 colheres de sopa de molho inglês (pra quem gosta de fazer strogonoff, tenham esses dois em casa, gente... Faz toda a diferença!!)
  • 1 colher de chá cheia de ketchup
  • 1 colher de chá cheia de mostarda
  • 1 sachê ou pote de champignon (uso aqueles sachês menores)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Sal e orégano a gosto


Modo de fazer:

Aqueça a manteiga e o azeite e frite a carne mexendo bem até desmanchar bem as bolinhas. 
Acrescente a cebola, o alho e o sal. Em torno de meia colher de sopa, não exagere se necessário acerte no final).

Atenção para a hora de flambar 
Se não sentir segurança só coloque o conhaque, não flambe
Desligue o fogo, coloque a medida de conhaque no copo, derrame sobre a carne tentando cobrir bem tudo, não despeje num lugar só. Como a minha panela é alta, tive que fazer um paranauê: Coloquei conhaque na colher também, encostei na boca do fogão e com cuidado coloquei na carne. Se fizer em uma frigideira você deita a frigideira em direção à chama que flamba. CUIDADO, se nunca fez assista uns vídeos porque eu levei o maior cagaco a primeira vez que fiz 
Mas aprende que vale a pena
 
Carne flambada, adicione o molho inglês, mostarda e ketchup, misture bem. Nessa hora eu errei em não colocar um pouco de água, coloquei depois. Mas pode por um copo americano de água e deixe ferver!
Coloque o orégano (se quiser né, uma colher de sopa mais ou menos), o champignon, o creme de leite, deixe ferver um pouquinho, e tcharaaam!!
Tá pronto!
Quem fizer me conta o que achou :)

Frango com Molho de Nata e Cream Cheese

Era pra ser só um frango grelhado em tiras, mas o Caio estava desejoso de um frango mais cremoso, e como eu adoro cozinhar o que ele me pede, me aventurei!
 
E não é que ficou sensacional? Não vou saber oferecer substituições para os ingredientes porque improvisei com o que tinha em casa, tá bom? Mas acho que vocês têm que fazer assim mesmo, gente!
O frango grelhado quase sempre tempero assim, para 2 filés grandes:
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 limão
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1 colher de café de pimenta do reino
  • Deixar marinando por pelo menos meia hora antes de grelhar
Modo de fazer:
Esquente a frigideira e a gordura de sua preferência. Espalhe as tirinhas de frango e não mexa enquanto não dourar, quando dourar vire e doure do outro lado.
Molho:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1/2 pote de nata
  • 2 colheres de sopa de cream cheese
  • 1 pitada de sal
Modo de fazer:
Doure a cebola na manteiga, misture a nata e em seguida o cream cheese. Logo depois misture as tirinhas de frango grelhadas.
 
Eu já imagino mil possibilidades para esse molho! Bacon, filé mignon, vinho branco, mostarda...
Ainda vou criar muito em cima dele!! Próximo jantar de quarta como anfitriã vai demorar, mas ele que me aguarde!
Beijo gente!

6 de outubro de 2017

Coxinha da Asa na Airfryer

Eu amo fazer coxinha da asa e sobrecoxa na airfryer. A pele fica crocante, a gordura escorre toda pro fundo do recipiente, e não preciso ficar cuidando tempo. Coloco ela lá e só abro de vez em quando pra mexer. Quando vejo que está douradinha no ponto que eu gosto, tiro.
Acredito que deva ficar mais ou menos uns 30 minutos!


Aí tem 1 kg de coxinha e essas eu temperei assim:
1 colher de sopa de sal
Suco de 2 limões
1/2 copo americano de água
1 dente de alho picado
1 colher de chá de cominho
Se você puder, tempere na véspera tá? Vai ficar bem mais gostosa!

Sempre perguntam a marca da minha airfryer e se gosto dela: A minha é Mondial modelo AF 01, e eu gosto muito! Acho que com o tempo ela perdeu um pouco a força de esquentar sabe? Demora um pouco mais do que no início. Mas depois que esquenta vai que é uma beleza!
Não tenho parâmetro de outras para fazer comparação, então não posso opinar se essa é a melhor em custo benefício, tá meninas?
Sei que tem a da Polishop que é bem mais cara que a minha, mas não a conheço para dizer se vale o investimento.

E eu não uso airfryer como fritadeira, nunca usei... Geralmente quando é pra fritar um alimento, eu frito mesmo, uai.
A airfryer pra mim é um mini forno mega potente.
Gosto de usá-la para alimentos muito gordurosos como: Sobrecoxa, bisteca, bacon, porque como falei lá em cima a gordura toda é drenada. Adoro fazer queijo coalho... Enfim. Não uso direto, mas uso!
E não notamos diferença na energia, já que essa é a maior dúvida de quem me pergunta sobre a airfryer.
Beijos!

Frango com Creme de Cebola

Gente, não tem cabimento o tanto que é maravilhosa essa receita!!!
É prato de domingo, de servir para visita, de impressionar o namorado ou a namorada... Vai por mim, sucesso total! Vegetarianos podem trocar o frango por couve flor cozida ;)
Ingredientes:
1 kg de filé de frango cortado em tiras grandes (pode ser o sassami, aí não precisa cortar)...
1 creme de cebola (já usei vários e achei o arisco o mais gostoso para essa receita)
1 lata de milho verde
1 caixinha de creme de leite
1 copo de requeijão cremoso
1 vidro de palmito picado (totalmente opcional)
Queijo muçarela para cobrir

Modo de fazer:

Tempere o frango com o creme de cebola pelo menos umas três horas antes do preparo. (eu temperei de manhã para fazer no jantar, isso fez toda a diferença, o frango ficou super saboroso!
Coloque também um meio copo americano de água, isso vai ajudar a dissolver o creme.

Não precisa temperar o frango com mais nada tá bom? O creme de cebola tem sal o suficiente. A não ser que na sua casa o costume seja de muito sal, vou dizer para colocar uma pitada, mas sugiro fazer uma vez para experimentar.
Frango temperado? Reserve na geladeira até a hora de preparar!

Disponha os pedaços de frango na assadeira, coloque o palmito picado por cima (se optar por ele) e em seguida o creme:

Bata no liquidificador o milho -com a água-, o creme de leite e o requeijão, e despeje por cima do frango. Dê uma ajeitadinha para o creme penetrar entre os pedaços de frango, cubra com queijo, salpique orégano ou salsinha, e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Tem que olhar o aspecto porque varia de forno para forno!
O frango não fica cru de jeito nenhum se assar o tempo necessário. Se ficar na dúvida tire e corte um pedacinho para provar, mas você vai ver que ele fica com uma carinha de pronto quando está pronto rsrs
Beijo meus amores, não deixem de fazer essa receita!

5 de outubro de 2017

Risoto de Filé com Rúcula e Tomate Seco

Risoto delicioso para você ARRASAR com as visitas!


Ingredientes:
Azeite de oliva (2 colheres de sopa para a carne e 2 para o arroz)
Manteiga (1 colher de servir para a carne e 1 para o arroz) * pra falar a verdade eu nem meço tá gente? coloco de olho mesmo
2 caldos de carne
1 peça de filé cortada em tiras (mais ou menos o tamanho e largura do dedo polegar)
2 dentes de alho picados
1 cebola em cubinhos
4 xícaras de arroz arbóreo (a conta geralmente é 1 xícara para duas pessoas)
3/4 de xícara de vinho branco seco (não precisa ser vinho caro, tá bom? e você pode guardar na geladeira para fazer risoto ou outras receitas que ele não estraga)
1 pote de tomate seco picado (usei aquele pote de 180 g conservado em óleo, mas fica totalmente à gosto para mais ou para menos) descarte o óleo
1 caixinha de creme de leite
1/2 maço de rúcula lavado e picado (eu tiro aqueles talos maiores, se o maço for pequeno pode colocar inteiro)
Queijo parmesão e manjericão à gosto para finalizar
 

Modo de fazer:

1 - Antes de iniciar o preparo do risoto, dilua os caldos de carne em dois litros de água fervente e mantenha essa água quente para a hora do cozimento do arroz.

2 - Em uma panela, de preferência que seja mais larga, aqueça a manteiga e o azeite de oliva.

3 - Coloque o filé e não mexa até que comece a dourar por baixo. Quando começar a fazer aquele barulhinho de fritando, você vira! Não pode mexer com a carne antes porque senão vai criar muita água e ela vai cozinhar ao invés de fritar. Não encha muito a panela de carne, se preciso for, faça em duas ou três etapas. Quando ela estiver fritando, tempere com sal e pimenta do reino. Como esse processo demora um pouquinho, você já pode em uma panela a parte ir preparando o arroz.

Arroz:
4 - Aqueça o azeite e a manteiga e coloque a cebola para fritar.

5 - Quando ela estiver começando a dourar, acrescente o arroz e deixe fritar mexendo bem até ele ficar esbranquiçado.

6 - Acrescente o vinho e mexa bem até o arroz absorver todo ele.

7 - Agora é a hora de acrescentar o caldo de carne e ir mexendo. Coloque umas três conchas de caldo e mexa até o arroz absorver. Repita o processo até o arroz ficar al dente. Isso leva aproximadamente uns 25 minutos. É parte crucial para que o arroz libere o amido e o risoto fique cremoso!

8 - Arroz al dente, adicione a carne e mexa, depois o tomate seco e mexa novamente. Observe, se o caldo acabar e for preciso mais cremosidade ou o arroz não estiver cozido, você coloca mais água para esquentar e vai misturando ao arroz. Se necessário coloque mais sal também. Depois de acertar o sal e ponto do arroz, adicione o creme de leite e a rúcula e o risoto está pronto.
Para servir e montar um prato bem bonito, finalize com o queijo parmesão ralado e as folhas frescas de manjericão!
Prepare-se para muitos elogios!!